Tudo o que você precisa saber sobre PERSONA para o seu E-COMMERCE e sua importância.
Me respondam uma coisa:
Qual empreendedor não gostaria de criar estratégias mais eficientes para o seu negócio?
Sabemos que a busca por novas idéias é incessante e os recursos com os avanços tornaram-se mais interessantes. Mas é muito importante que antes de sair criando ações de qualquer maneira, é extremamente fundamental definir muito bem a persona para o e-commerce.
Caso não saiba o que significa persona, não se preocupe, estou aqui para te mostrar esse conceito e sua importância a qual ele tem para o seu negócio, vamos juntos descobrir? 🙂
Primeiro, o que seria Persona?
Simples, a personificação do seu cliente ideal, é como se fosse reunir os possíveis interessados nos seus produtos ou serviços e definindo disso as características mais presentes e significativas para a sua empresa.
Com esses atributos reunidos , você será capaz de criar um personagem semi-fictício e assim direcionar suas estratégias para ele.
Então qual a diferença entre: Persona e Público-alvo?
É muito comum confundir o público-alvo com a Persona, isso acontece porque estão relacionados , porém o conceito é bem distinto. Vou explicar melhor:
O público-alvo a qual também é conhecido como mercado-alvo, é construído por um grupo de pessoas ( físicas ou organizações) onde possuem um mesmo perfil ou semelhança de consumo.
Assim podemos então resumir que ter como público-alvo indivíduos as quais você irá promover as ações de marketing, com base em avaliações e coletas de dados, as mais propensas em adquirir o seu produto ou serviço.
Para que esse perfil seja definido, é preciso envolver alguns fatores demográficos, gêneros, faixa etária e entre outros pontos. Algumas das informações solicitadas são:
- Idade
- Sexo
- Instrução educacional
- Poder de compra
- Classe social
- Região onde mora
A Persona é considerada dentro do marketing o consumidor ideal para o negócio, por isso ela é mais específica que o público-alvo.
Para a Persona é geralmente criado um personagem fictício, com as características reais de seus clientes. O que é necessário para que monte a sua Persona ideal primeiro? Algumas informações que ajudam a construir uma Persona são:
- Características pessoais ( se é casado, solteiro, filhos e etc…)
- Classe social e poder aquisitivo
- Estilo de vida
- Hobbies e interesses
- Engajamento nas redes sociais
- Profissão
Benefícios em trabalhar com a definição de uma persona para o e-commerce, é sem dúvidas a comunicação que torna mais eficiente com o público, assim toda a marca deve investir em uma comunicação eficiente para o alcance de seus objetivos.
O retorno sobre o investimento tem que ser controlados para que garanta bons resultados, é extremamente fundamental seguir os alvos, por exemplo:
Quando se cria uma campanha de anúncio e não seleciona as características do público, estará fazendo um direcionamento de forma aleatória. Assim muitas pessoas que não tem interesse ou condições de tornar-se clientes da marca são atingidas , gerando assim o desperdício.
A experiência para os clientes é conhecida com todas essas características, gerando assim a capacidade de criar melhor uma experiência aos seus clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda. Proporcionar essa vivência é muito importante, está diretamente relacionada a retenção dos clientes, obtendo assim mais vendas regulares a longo prazo e maior solidez para a empresa no mercado.
Criar a persona de acordo com o perfil correto fará com que o seu e-commerce tenha mais tráfego. Busque as informações do seu público, conheça suas características, objetivos, medos e necessidades.
Uma dica: Conheça seus hábitos, sua linguagem e os canais de comunicação utilizados. Crie sua pesquisa e tenha mais conhecimento sobre o perfil.
E então? Vamos pôr a mão na massa? Aqui no blog você encontra outras dicas de estratégias de marketing e de como fazer com que as lojas virtuais vendem mais . Fale comigo que te ajudo! 🙂