,

TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA SE DESTACAR EM SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: 10 DICAS PARA INCREMENTAR EM SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Quer se destacar em sua produção de conteúdo? Vem comigo que te passarei  algumas dicas. 😉

Já faz um bom tempo que sites de empresas deixaram de ser feitos apenas com informações básicas do produto ou serviço e oferecem mais relevância aos clientes. A essa adaptação à era da informação e ampla concorrência é necessário entender que o consumidor caminha por uma longa jornada e durante esse processo ele busca por conteúdos que irão ajudar em sua decisão de compra. Pensando nisso  preparei para vocês algumas dicas para que inclua na sua estratégia de produção de conteúdo para impulsionar a sua marca, dando assim maior credibilidade ao seu negócio e alavancar seus resultados.

1 – COMEÇANDO A PLANEJAR SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – 

Planejamento e estratégia.

Parte essencial em qualquer nova ação, para que tudo ocorra de maneira positiva é preciso definir seus objetivos e traçar estratégias para a sua produção de conteúdo, não comece sem saber onde quer chegar. Alguns pontos devem estar definidos:

  • Estabeleça objetivos: Gerar leads? Atraindo novos visitantes? Gerando conversões?
  • Definindo seu público-alvo: para quem você vai produzir?
  • Definindo as suas categorias: quais são os assuntos que serão abordados de forma geral?
  • Organizando um calendário de publicação: qual será a frequência? Quais dias serão publicados?
  • Decidindo quais são os produtores dos conteúdos: quem irá produzir?
  • Definindo os canais para a divulgação: Redes sociais? Newsletter?

2 – DEFININDO A SUA PERSONA – 

Sei que pode parecer difícil, porém a tarefa torna-se ainda pior quando você não sabe para quem está escrevendo, por isso a importância da definição de sua Persona. Afinal, será a partir daí que irá traçar um perfil de pessoa a qual representa o seu público, e para isso, a importância de se considerar características como idade, profissão e assuntos a qual despertam interesse.

3 – FUJA DO “ COMPRE AGORA “ –

Lembre-se que a bola da vez é: CONTEÚDO e não aquele formato antigo de venda a qualquer custo ok?

Os clientes estão cada vez mais experientes e com opiniões mais concretas do que desejam ou não, por isso, você deverá produzir o seu conteúdo com qualidade e relevância. Bom que experimente criar uma conversa com o seu consumidor, para isso use sempre uma comunicação pessoal, clara e objetiva. Ou seja, de modo geral fuja do tom formal ou profissional.

Lembre-se sempre de escrever seus textos pensando na pessoa que você definiu na fase de planejamento, escrevendo dessa forma promoverá uma conexão direta com o leitor onde tende a melhorar sua audiência pois você estará falando a mesma língua que ele.

4 – PRODUZINDO CONTEÚDOS PARA SER ENCONTRADO – 

Ao produzir conteúdos, um dos principais objetivos é: que ele seja encontrado pelas pessoas e isso exigirá muito mais que a compra de anúncios ou até mesmo espaços em pesquisas de buscadores. Ser encontrado nas primeiras posições das buscas orgânicas, trará muita credibilidade a sua empresa e algumas técnicas de SEO o seu blog poderá ficar melhor rankeado.

5 – INVESTINDO TEMPO EM SUA DIAGRAMAÇÃO – 

Os conteúdos muito extensos costumam não prender a atenção do leitor, ok?  A ideia é que seu material seja dinâmico o suficiente para que não se torne cansativo. Tem umas regras básicas a qual um bom conteúdo deve seguir.

  • Construção de parágrafos curtos, pois torna a leitura mais fácil.
  • Acrescentar imagens ao longo do texto
  • Apostando em infográficos, vídeos e  gifs
  • Use negrito para destacar partes de texto

6 – CRIANDO UM LINK BUILDING INTERNO –

A tarefa de fazer  com que seus conteúdos alcancem melhor performance, uma das estratégias importantes é acrescentar links no texto para direcionar o leitor a outros posts do seu blog. A ideia é trazer tráfego para os posts que ainda não são muito acessados, mas é importante ter atenção e linkar algo que realmente faça sentido e que seja relevante ao leitor.

7 –  ATENTE-SE A PERIODICIDADE –

Quando você começa a produzir conteúdos o importante é manter as postagens constantes, para que você se torne relevante ao leitor. Quando falo periodicidade preciso destacar que não significa publicar todos os dias e não ter qualidade. Fundamental é o seu conteúdo ser bem escrito, e que possua informações verdadeiras e seja original, pois assim tanto o visitante quanto o próprio Google conseguem reconhecer esses fatores. Uma dica: Crie um calendário selecionando assuntos e datas de publicação que seja coerente com o seu segmento mantendo o público engajado a sempre visitar a sua página em busca de  novas publicações.

8 –  TESTANDO NOVOS FORMATOS – 

Uma dica das mais importantes é: TESTE.

Alguns tipos de mídia podem funcionar bem com o seu público, vídeos e podcasts estão em alta e fazem sucesso. Já ouviu falar em materiais ricos? São ofertas com conteúdo mais extensos e aprofundados, como ebooks, planilhas ou até mesmo simuladores, esse tipo de material pode fazer também parte de sua estratégia, já que é excelente para quem deseja atrair mais leads.

9-  DIVULGANDO SEUS CONTEÚDOS – 

É  tão importante quanto a produção de conteúdos, é distribuí-los. Buscas orgânicas costumam trazer menos tráfego que as publicações patrocinadas, principalmente se você for iniciante. Mas é preciso estar presente nos canais em que seu público também esteja, identificando quais meios são os mais relevantes aos seus seguidores, apostando neles, um exemplo: As REDES SOCIAIS  costumam ser populares é uma boa forma de divulgar.

10 – INTERAGINDO COM O SEU PÚBLICO – 

Não significa que ao ter o seu conteúdo pronto e divulgado a sua tarefa finalizou. É necessário acompanhar um feedback super importante sobre aquilo que você produz e mesmo quando forem negativos não deixe de responder. Afinal as críticas são oportunidades de melhorar a qualidade do seu trabalho.

Lembre-se que a produção de conteúdo é um aprendizado constante. Você ao longo do tempo conseguirá entender o gosto do seu público, as principais necessidades e maneiras mais efetivas de atingir a sua Persona. Essencial é você persistir nesta estratégia lembrar sempre que o mais importante não é a quantidade e sim a qualidade do que compartilha ok?

Tenho certeza que com essas dicas você aprimorará ainda mais a sua elaboração de conteúdo, e dará uma guinada em seu negócio digital. Se ainda possui dúvidas, entre em Contato comigo, estarei aqui para ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.