CRIANDO CÓDIGO DE BARRAS – PASSOS A PASSO!
Você trabalha com vendas online?Então já deve ter ouvido falar que cadastrar o código de barras do produto no e-commerce facilita e muito a gestão de estoque.
Com essa ação é possível deixar o controle de produtos automatizado, economizando força de trabalho ganhando assim maior agilidade e reduzindo o risco de possíveis erros. Mas vamos lá, você sabe criar um código de barras para um produto? Muitas pessoas que estão começando a vender em lojas virtuais não fazem ideia de como começar. Se está nesse grupo fique tranquilo, pois preparei um material bem completo para você, vamos começar?
- COMO CRIAR UM CÓDIGO DE BARRAS?
Enfim, qual método irá utilizar para cadastrar um produto na sua loja virtual? Qual seria o primeiro passo, comprar um programa a qual facilite o cadastro de produtos e preços, ou um programa que cadastre produtos com códigos de barras?
São inúmeras as possibilidades, no entanto para todas é necessário levar em conta o tipo do seu negócio e o perfil do seu cliente a qual você quer atingir, por isso vale a pena saber que existem programas a qual permite fazer o seu cadastro de qualquer tipo de produto online, podendo atender os mais diferentes setores.
- CRIANDO UM CÓDIGO DE BARRAS.
Para que crie um código de barras a um determinado produto, você precisará recorrer a uma ferramenta especializada. Pois assim conseguirá categorizar cada produto do seu comércio eletrônico com um código específico, a qual se refere somente a aquele item. Além de te ajudar na gestão de estoques da loja virtual, o código de barras do produto também ajudará a aparecer em comparadores de preços online, essa prática é bem benéfica.
- O QUE FAÇO? PRECISO DE UM CÓDIGO DE BARRAS.
Primeiramente você precisará de um programa a qual realize esse serviço. O processo de cadastro de código de barras é muito simples e fácil de se realizar, para isso basta saber qual é a quantidade de variações do seu produto ou seja, qual o peso, o tamanho, a cor, entre outras informações. Você escolherá a opção de programa a qual preencherá o melhor perfil de sua loja. Depois preencherá os seus dados e realizar a compra do serviço, ao adquiri-lo você o terá à disposição em no máximo 24hs úteis, será entregue via e-mail.
- E O QUE É UM CÓDIGO DE BARRAS?
É muito comum você saber que precisa de um código de barras porém ainda não sabe exatamente para o que ele serve. O normal, uma vez que a maior parte das vezes deparamos com códigos somente em lojas físicas.
Eles são chamados de códigos EAN e UPC, no geral, podemos resumir que são simplesmente números que têm entre 12 e 13 dígitos. Os números são registrados por um varejista e é possível rastrear e monitorar os produtos com maior facilidade.
- E QUAL É O MOTIVO PARA UTILIZAR OS CÓDIGOS DE BARRA?
Bom, é mais do que óbvio que a justificativa para se ter um código de barras no seu produto, inevitavelmente a partir do momento em que a sua loja virtual realizar uma venda, você terá que atualizar o seu controle de estoque, por isso você precisará ter catalogado todos os seus produtos para saber o que saiu e o que precisa ser reposto.
Portanto, todas a s vezes que seu código for escaneado, será entendido que houve uma venda de um produto seu, assim é possível afirmar que o código de barras servirá como uma forma de tornar o seu controle de estoque mais ágil, e assertivo.
- E QUANTOS CÓDIGOS DE BARRA É PRECISO EM MINHA LOJA?
Bom, será necessário um código de barras para cada tipo de cor, tamanho ou variação diferente de produto que você tenha a intenção de vender. Um exemplo: se você estiver vendendo blusas brancas e saias azuis, cada uma com tamanhos diferentes, você nesse caso terá que ter quatro códigos de barras diferentes.
Isso fará com que você possa vir a acompanhar exatamente os dados de venda de cada um desses produtos, sabendo reagir de acordo com o vendido. Caso a saia azul esteja vendendo mais que as outras, você já saberá que precisa fazer a encomenda deste produto.
- OS CÓDIGOS DE BARRA SÃO PARA TODOS OS PRODUTOS?
Quase isso, os códigos são vendidos para quase todos os produtos. A exceção ficará por conta de livros e revistas, que precisam de um código específico chamado de UPC e EAN para que fiquem prontos.Portanto todos os tipos de produtos , sejam eles roupas, perfumes, capas para celulares devem ter um código de barras para que facilite o controle sobre suas vendas, porque o código de barras refere-se mais ao processo de vendas do que ao tipo de produto a qual você comercializa entende?
- O CÓDIGO DE BARRAS FUNCIONA SÓ NO BRASIL?
Negativo, ele poderá servir em qualquer país a qual utilize os sistemas EAN e UPC. Incluindo todo o Reino Unido, a América do Sul, os Estados Unidos, a Austrália, a Ásia e uma boa parte da África, ou seja presente em quase todo o mundo.
Então, caso tenha o interesse de vender para todo o Brasil, em Marketplaces de todo o mundo, terá um código de barras para cada produto. Isso já seria mais um motivo para ir em busca da ferramenta não?
- O CÓDIGO DE BARRAS PODE EXPIRAR?
Não pode acontecer. Ao adquirir um código de barras este será da sua empresa para sempre. Pois assim ninguém poderá registrar o mesmo código para outro produto, mesmo que a sua empresa para de vender o produto, esse código de barras não será liberado para novos registros.
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE: UPC E EAN?
A diferença entre esses dois códigos embora sejam usados por todo o globo é: Nos Estados Unidos e no Canadá os códigos possuem apenas 12 dígitos cada um, e é por isso que são chamados de UPC, por sua vez, em todos os lugares do mundo incluindo o Brasil, o sistema é conhecido como EAN e usa 13 dígitos.
A diferença é somente o número de números, mas isso não causará nenhum problema para o uso de sua loja, sendo que os scanners modernos leem sem nenhum tipo de dificuldade tanto os códigos EAN quanto os UPC.
Então com essa leitura você compreende mais a importância do uso de códigos de barras, e verá que a utilização dele é mais que suficiente ao seu e-commerce.
Se ainda possui alguma dúvida CLICA AQUI e fale diretamente comigo. 🙂