ATENDIMENTO MARKETING DIGITAL :  3 CANAIS PARA ENTREGAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA AO SEU CLIENTE

Melhorar o Atendimento ao clientes por meio digital não deixa de ser um desafio diário de qualquer empresa, afinal exige preparo, adaptação constante ao comportamento do público e as novas tecnologias de atendimento para evitar algumas experiências ruins.

E COMO A SUA EMPRESA PODE EVITAR  EXPERIÊNCIAS RUINS?  

Antes de tudo vamos entender que há uma grande diferença entre canais digitais e atendimento físico. Com a facilidade em atendimento digital os problemas as quais o cliente pede ajuda acabam sendo mais simples porém mais numerosos e é aí que é preciso ajustar a forma de comunicação para as especificidades de cada canal.Por essas múltiplas possibilidades também são múltiplas as chances da sua empresa desagradar um cliente durante atendimento.

Vamos lá então conhecer alguns canais de vendas, os quais são os mais procurados.

1 – REDES SOCIAIS – 

Você sabia que o atendimento nas redes sociais deixou de ser uma opção para as empresas e tornou-se praticamente parte ativa e fundamental dos canais de relacionamentos das marcas?

O atendimento nas redes sociais tem um perfil mais rápido e dinâmico, motivos não faltam para oferecer o atendimento nas redes sociais não é?

Você deve estar se perguntando: afinal no que consiste em usar este canal como meio de estabelecer um contato com o cliente?

Pelo simples motivo da  mídia social deixar de ser usada para apenas publicações a qual o foco seria a divulgação dos produtos e serviços passando assim a integrar o leque de canais de atendimento das marcas.

Enfim, por que então  oferecer o atendimento nas redes sociais? Vamos lá, deve-se também ao fato das pessoas estarem cada vez mais utilizando essas mídias foi constatado que os brasileiros  passam em média 4 horas por dia nas redes sociais, assim o Brasil torna-se uma referência mundial. Há diferenças do atendimento das redes sociais a outros canais são elas:

TELEMARKETING

CALL CENTER

OUVIDORIA

 As mídias sociais têm uma característica mais informal sendo assim mais dinâmicas. Com uma equipe treinada adequadamente o tratamento aos clientes irá se tornar cada vez mais fluido e ágil. Algumas dicas que irão favorecer a excelência no atendimento.

1 –  TREINAMENTO À EQUIPE PARA ATENDIMENTO

2 –  USE UMA LINGUAGEM ADEQUADA PARA CADA REDE SOCIAL

3 –  RESPONDA RAPIDAMENTE AOS CLIENTES

4 –  NÃO DEIXAR COMENTÁRIOS E PERGUNTAS SEM RESPOSTAS

5 –  USE FERRAMENTAS QUE PERMITAM A INTEGRAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

6 –  LIDAR COM AS CRÍTICAS  E RECLAMAÇÕES DE UMA FORMA POSITIVA

Como pode perceber  existem boas práticas que vão ajudar a prestar um atendimento de excelência, basta seguir os passos acima, assim você garante a satisfação do seu cliente.

2 – CHATBOT – 

Como sabemos  a importância da agilidade no atendimento é primordial, o canal CHATBOT é uma excelente opção para conseguir mais eficiência ajudando assim a automatizar respostas reduzindo o tempo de atendimento. Dois exemplos que menciono aqui de aplicação dos chatbots nas redes sociais são: 

FACEBOOK E WHATSAPP 

Caso não conheça o que é o  CHATBOT vou falar um pouco sobre ele. 

O chatbot nas redes sociais é uma espécie de robô que consegue estabelecer uma conversa com uma pessoa quando integrado a recursos de inteligência artificial e torna-se ainda mais completo e eficiente pois consegue entregar respostas e soluções mais personalizadas.

Algumas vantagens da utilização do chatbot para o atendimento.

1 – MELHORA A EXPERIÊNCIA COM SEU CLIENTE EM DIFERENTES ETAPAS.

2 – IMPULSIONA AS TOMADAS DE DECISÃO DOS POTENCIAIS COMPRADORES

3 – REDUZ O TEMPO DE ATENDIMENTO

4 – APROXIMA O CONSUMIDOR DA SUA MARCA, ASSIM ELEVA O NÍVEL DE SATISFAÇÃO

5 – OFERECE SUPORTE  E ATENDIMENTO ALÉM DO HORÁRIO COMERCIAL

6 – DIMINUI O VOLUME DO ATENDIMENTO HUMANO 

7 – MINIMIZA OS GASTOS OPERACIONAIS

8 – MELHORA A IMAGEM DA SUA MARCA NO MERCADO

Como você pode ver , o atendimento nas redes sociais tornou-se  praticamente uma necessidade para as empresas que querem crescer e atender bem o seu público, uma maneira para alcançar  essa expectativa é utilizar as ferramentas certas, como o chatbot para as redes sociais.

3 – E-MAIL – 

Mesmo com as altas de atendimento nas redes sociais , o e-mail ainda é o preferido por muitos usuários, isso porque ele oferece mais praticidade e principalmente credibilidade aos consumidores.

Para isso é necessário entender as principais estratégias de como responder um e-mail , os tipos de e-mail e até mesmo como oferecer um atendimento personalizado podem fazer a diferença para uma empresa. Pensando nisso, aqui estão 5 dicas para que seu atendimento por e-mail do seu negócio seja ampliado à experiência do usuário, além disso também vai algumas dicas  para evitar possíveis erros.

1 –  ADEQUAÇÃO DE SUA LINGUAGEM  

2 –  ACESSO AO HISTÓRICO DE ATENDIMENTOS

3 –  RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

4 –  AUTO-ATENDIMENTO

5 –  PERSONALIZAÇÃO

Criar uma rotina de leitura de e-mails será o primeiro passo para fazer um trabalho eficiente, afinal ler e conferir todos os e-mails recebidos classificando-os entre urgentes ou não otimiza mais ainda o seu trabalho. Dessa maneira garantimos que as mensagens serão lidas, os problemas resolvidos e deixando assim o cliente satisfeito.

Todos os canais citados anteriormente servem para conscientizar, converter e encantar todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa. 

Se você souber diferenciar cada uma dessas etapas, garantimos que seu atendimento irá subir de nível.

Quer melhorar as estratégias de atendimento ao cliente da sua empresa?

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Enfim, de maneira geral o que precisamos entender é que:: as pessoas não decidem comprar algo de repente, muito menos se tornam fiéis à marca desta maneira. Estas decisões são construídas gradualmente ao longo de um processo chamado JORNADA DO CLIENTE.

Você sabe o que é a jornada do cliente? Vamos juntos descobrir um pouco sobre este tema.

A jornada do cliente é nada mais nada menos do que o caminho desde o primeiro contato com a empresa até a compra e também no pós-vendas.Considerada como uma experiência completa do consumidor junto a empresa, permitindo assim que as organizações gerem valor durante todo o processo e participem ativamente da trajetória.

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