As vantagens e desvantagens de loja física ou virtual:  Conheça qual a melhor opção.

Como as lojas  físicas e virtuais se relacionam? Você deve estar se perguntando sobre esse contexto de mercado, qual dos dois mais vale a pena.

Vou te mostrar como as lojas físicas e virtuais se relacionam, quais os pontos fracos e fortes de cada opção e ainda falarei um pouco sobre o contexto de mercado que envolve esses dois canais atualmente. O objetivo é mostrar o mundo de possibilidades que ambos os canais podem oferecer, seja você um empreendedor do mundo virtual ou físico. Vamos lá?

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LOJA FÍSICA  As lojas físicas sempre foram por um bom tempo o padrão do varejo brasileiro. Há algum tempo atrás, se você quisesse empreender, independentemente do seu segmento, ter um estabelecimento físico era uma obrigação. Ainda hoje é um modelo muito forte, e como tudo na vida, também tem suas vantagens e desvantagens, vou apresentar sobre elas.

VANTAGENS   Uma das principais vantagens da loja física é sem dúvidas, o atendimento direto que o modelo proporciona aos clientes. Convenhamos que a experiência de entrar em uma loja e ser auxiliado por um vendedor ainda é muito importante para alguns dos consumidores. Para muitos, só o fato de poderem ver e tocar nos produtos antes de comprá-los é uma grande vantagem interessante, assim como também não ter que pagar a taxa de frete para receber as suas encomendas. Em resumo as vantagens para se ter uma loja física são:

  • Maior autoridade para a marca
  • Centralização das operações
  • Maior contato com o público
  • Retirada imediata dos produtos.

DESVANTAGENS –  Uma estrutura física é muito boa para uma marca, mas pode representar um investimento relativamente alto, principalmente para aqueles  que começam com pouco dinheiro.

Conta o aluguel, salário de funcionários, contas de luz, água e internet tudo pesa no orçamento empresarial e compromete o fluxo de caixa da companhia. Além do mais a localização é crucial, ter um ponto de venda numa rua pouco movimentada ou que não está relacionada com o seu público-alvo, pode ser uma fonte de grandes prejuízos. Além claro que a loja física está limitada ao horário comercial, podendo fazer vendas apenas em um determinado período de tempo de um dia. Resumindo vamos então as desvantagens:

  • É preciso estar em uma boa localização
  • Custos recorrentes também são maiores
  • Alto custo de investimento inicial
  • Limitação da janela de compras do cliente ao horário comercial.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LOJA VIRTUAL –  Sabemos que cada vez mais  os consumidores estão adeptos ao comércio eletrônico, os empreendedores voltam sempre seus olhares para esse canal de vendas, a qual possui vantagens e também algumas desvantagens.

VANTAGENS –  Por serem ótimas opções, tanto para quem está começando a empreender quanto para quem já vende muito no mundo físico. A qual o principal motivo é: o investimento inicial é muito baixo. Uma das grandes vantagens é que essa plataforma fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e sempre que o seu cliente quiser comprar ela está lá disponível. Por conta também da economia em alguns aspectos, é possível oferecer ofertas mais vantajosas, o que pode atrair mais compradores em comparação às lojas físicas. Em resumo as vantagens para se ter uma loja virtual são:

  • Disponibilidade o tempo todo
  • Preços mais acessíveis ao cliente
  • Maior comodidade ao cliente
  • Requer um investimento inicial menor
  • Expansão do mercado ao consumidor.

DESVANTAGENS –  Com certeza uma das grandes desvantagens é o atendimento, no comércio eletrônico é esperado que o cliente faça as suas próprias compras, sem o auxílio que ele teria de um vendedor em uma loja física. Porém isso pode ser contornado com algumas ferramentas de atendimento como por exemplo: o chatbot, mas mesmo assim alguns clientes sentem falta dessa proximidade.

Além do mais, uma loja virtual não conta com um fluxo espontâneo de consumidores, ou seja, as pessoas não vão simplesmente chegar à sua loja se você não investir em marketing e anúncios. Resumindo vamos então as desvantagens:

  • Necessidade de pagar pelo frete para receber a encomenda
  • São necessárias algumas medidas de segurança contra os hackers.
  • Anúncios são necessários para a realização de vendas.
  • Menos proximidade junto ao cliente.

Por fim, para que você entenda a relação do cenário do mercado hoje,  tenho que te explicar como anda o cenário atual do mercado no geral, se você tem uma loja física em um ponto bem movimentado perfeito! Se não, a coisa fica um pouco mais complicada. Anos atrás o comércio eletrônico não era tão difundido, pessoas não tinham outra opção senão dirigir-se às lojas físicas para comprar seus produtos.

No entanto, hoje a história é bem diferente. A vendas online registrou 2,14 bilhões de acessos nos últimos 12 meses, a soma total de tráfego chegou a ser 26,1 bilhões.Muitos estão deixando de ir até as lojas físicas, justamente porque podem comprar os mesmos produtos em uma loja virtual. Resumindo creio que toda empresa precisa de uma presença digital, isso é fato atualmente. Então você deve estar se perguntando: Qual a alternativa desse cenário?

Respondo a multicanalidade.

Enfim você poderá integrar a loja física com a loja virtual, escolhendo os canais de vendas adequados,tendo atenção ao seu mix de produtos, faça um bom controle de estoque, foque sempre em um nicho de mercado, atente-se aos detalhes logísticos. Enfim, tanto a loja física quanto virtual apresentam vantagens e podem ser fruto de muitos lucros para o empreendedor.

Espero que essa matéria tenha te ajudado a compreender esses dois tópicos. Mas se caso ainda te deixou alguma dúvida, CLICA AQUI e me chama que eu posso te ajudar.

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