DESCUBRA COMO FAZER A GESTÃO DE SITES
A gestão de sites e blogs já tornou-se uma parte integrante das marcas e negócios. Pois estamos vivendo uma economia do conhecimento, a qual valoriza a informação na palma da mão. Você sabia que 81% dos consumidores e 94% dos compradores fazem pesquisas online antes de tomarem a decisão de compra?
Aqui neste post, vou passar pra vocês as ferramentas para monitorar e aprender as dicas para otimização dos sites de maneira organizada, profissional evitando assim qualquer imprevisto. Antes vamos entender mais sobre a gestão de sites.
O QUE É A GESTÃO DE SITES? – A edição e inserção de conteúdos como as imagens, vídeos, artigos, eventos etc… a qual pretendam disponibilizar aos seus clientes que fazem parte da gestão atina em um website.
Agora vou te mostrar o porquê da importância de se fazer uma boa gestão de site, primeiro se o site do seu cliente não estiver na primeira página do Google ou se sofrer um downtime no momento a qual os clientes estarão fazendo pesquisas de compra, perderá muito dinheiro.
Existe algumas razões para gerenciar o desempenho dos sites e são algumas delas:
PROTEGER A IMAGEM DO NEGÓCIO :
Seja ele site do e-commerce ou até mesmo uma loja física, blogs a qual vendem produtos digitais, a imagem da marca é muito importante. O site funcionará como um cartão de visitas. As quedas constantes ou baixa velocidade de carregamento prejudicam a reputação da empresa a qual passa uma imagem de preguiça, desleixo e até mesmo de incompetência.
MANTER OS CLIENTES FELIZES :
Uma das maneiras de deixar o cliente do desenvolvedor feliz é manter os clientes felizes,ou seja, quem traz a receita para as empresas. Gerenciar sites é muito importante para assegurar a quem vai visitá-los e terem uma boa experiência pois encontrarão o que procuram em poucos segundos, afinal a concorrência está a apenas um clique de distância.
PREVENÇÃO A PERDAS DE VENDAS :
Quando o volume de vendas de um site é maior, o seu valor ficará mais em alta a cada segundo. Imagina então: um exemplo AMAZON ou até uma outra grande rede brasileira de varejo, pode ter o site fora do ar durante meia hora. A importância da gestão entra em cena, pois reduzirá esse risco e tornará mais fácil corrigir o problema quando acontecer.
MELHORANDO O SEO :
O Google não quer apontar o usuário para um site lento ou ruim, além do mais um site rápido é rastreado pelos crawlers com mais frequência, de modo que roubaram rapidamente as novidades.
DETECTANDO OS HACKERS :
Com o monitoramento constante avisando ao webmaster, seja por SMS ou até mesmo o e-mail, de problemas com o downtime a qual indicam a atividade dos hackers, permitindo assim reações mais rápidas aos ataques.
FERRAMENTAS DE GESTÃO :
A utilidade dos aplicativos de gerenciamento de projetos como a Trello, Asana, Air Table, Kanban Tool, ou até mesmo o Google agenda para turbinar a produtividade. Trabalhando sozinho ou em equipe eles serão uma mão na roda para quem precisa manter várias “panelas no fogo ao mesmo tempo” assim ajuda a planejar melhor o uso do tempo e disparando lembretes para evitar que os prazos estourem.
MANTENDO OS SITES ATUALIZADOS :
- Marque datas : A atualização dos sites devem ser pelo menos uma vez ao mês, assim assegura-se que as informações estarão sempre em dias.
- Mantendo a coisa mais simples: Caso alguma ferramenta esteja deixando a atualização mais lenta provavelmente isso afetará a experiência do usuário também. Como corrigir? Livre-se de tarefas pesadas demais, certas informações funcionaria bem no Twitter da empresa ou então considere twittar em vez de fazer um blog post a qual exigirá imagem no tamanho certo, palavras-chaves etc…
- Não usando páginas estáticas : Use a maior proporção possível de conteúdos estruturados, as informações são catalogadas em um campo diferente da base de dados, simplificando assim a vida de qualquer pessoa ao adicionar o conteúdo permitindo assim que a informação seja utilizada facilmente em feeds, aplicativos etc…
Desenvolver é sempre muito importante, mas fazer a gestão de sites é fundamental. É ela que vai assegurar que os sites estão cumprindo o papel de entrega da informação rápida aos usuários e funciona como e-commerce ou cartão de visitas da empresa. Com essas dicas você em breve estará monitorando os sites de uma maneira mais eficiente e organizada. Gostou? CLICA AQUI para uma sugestão ou se tiver alguma dúvida. 🙂